Aprendizagem Criativa – Página: 2 – Bloco Mais

Inovações em educação acontecem por meio das pessoas e não se resumem a novas tecnologias e uso de artefatos tecnológicos. Podem ser criadas em processos, serviços, programas e parcerias. Uma intervenção verdadeiramente inovadora deve acelerar os processos de ensino-aprendizagem e os sistemas, resolvendo problemas reais de forma simples e clara a partir de demandas locais, observando-se as diversidades culturais e de linguagem.

O ADA inova na forma de educar através do conhecimento coletivo e na valorização dos saberes individuais.

Combinando ações virtuais e presenciais, fundamentadas em bases científicas e no compartilhamento de aprendizados, as educadoras e educadores adquirem habilidades e competências significativas em novas metodologias educacionais e se apropriam da Cultura Digital por meio do empoderamento, além de terem a liberdade de escolha para a aplicação dos melhores e mais adequados métodos e ferramentas modernas que, de fato, impactarão positivamente seus alunos.

#inovoção

Aprendizagem Aberta

Essa iniciativa está em sintonia com o projeto da UNESCO lançado em 2009 denominado “Estratégia UNESCO de Suite Aberto”, que envolve Recursos Educacionais Abertos OER, ou REA (em português).

A proposta do ADA está em um alinhamento virtuoso e articulado com as metas propostas do PNE - Plano Nacional de Educação com referência a tecnologias educativas e com as iniciativas de políticas públicas que garantam o acesso aos recursos educacionais resultantes do investimento público direto e indireto.

Sua estrutura está de acordo com os parâmetros nacionais determinados pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ministério da Educação (MEC). O ADA é um instrumento de inovação na educação, impactando positivamente nos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

Solução Modular

O ADA é uma plataforma modular, que pode ser adotada em sua totalidade ou por meio de implementação gradativa de seus módulos, que funcionam de forma independente, porém projetados para integração entre si.

Permite o acesso, autoria, compartilhamento, recombinação de recursos educacionais, preferencialmente com licenças autorais flexíveis (creative commons), atividades de avaliação com correção automática e geração de relatórios de desempenho e dificuldades orientando o processo educacional individual ou coletivo, além de promover interação entre estudantes e educadores através área de comentários, de envio de dúvidas ou solicitação de auxilio online.

Com o uso dos aplicativos mobile (app) pode-se atingir um desempenho muito melhor utilizando os recursos do dispositivo móvel (celular ou tablet). A experiência do usuário é superior ao do navegador web do aparelho Também permite o uso de algumas funcionalidades sem estar conectado a internet ou rede Wi-fi.

O aprendizado
em qualquer lugar

Novos desafios requerem novas ideias e ferramentas. Vivemos atualmente um momento fecundo de possibilidades, com bases legais mais avançadas e com a mobilização estratégica dos setores públicos e de atores sociais importantes neste cenário, além de recursos tecnológicos em rede que permitem o acesso aberto aos conteúdos educacionais, a colaboração, o compartilhamento e autoria coletiva para construção de processos educacionais mais democráticos, em qualquer tempo e lugar.

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de avaliação

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